Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Baile de finalistas
compasso

Baile de finalistas

maio 2023

O Baile de Finalistas acontece quando os estudantes do 12.º ano se preparam para a meta final do seu percurso escolar. É um dos marcos da vida pelo quais se passa, em que se celebram os anos de aprendizagem, de amizade e camaradagem entre os alunos e também com todos os elementos da Comunidade Educativa, mesmo antes dos exames finais de conclusão do Ensino Secundário, onde os jovens sentem que termina a adolescência e se dá início à fase do Jovem-Adulto. As raparigas vão de vestido de gala e os rapazes de fato ou smoking e há quem alugue limousine para chegar com estilo e glamour.

A abertura do Baile tem início com uma dança formal, a Valsa.

Esta dança vem de um género musical e estilo clássicos, dentro das danças de salão.

Tem compasso ternário, com três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos.

A dança surgiu no início do século XII, na Áustria e Alemanha. Inspirada no Minueto e Laendler, dança campestre alemã, era considerada vulgar pelas classes sociais mais altas e pela aristocracia. Ganhou força nas camadas mais populares da sociedade, até ser gradativamente introduzida nos salões nobres. No fim do século XVI, a dança passou a ser aceite pela alta sociedade, transformando-se num género clássico.

Temos, como compositores de Valsas, Fréderic Chopin, Johannes Brahms, Maurice Ravel, Josef Strauss e Johann Strauss, que compôs mais de 200 valsas, destacando-se “Danúbio Azul”.

No século XIX, nos Estados Unidos da América, surgem os bailes de finalistas para estudantes universitários, inspirados nos Bailes de Debutantes. Por volta da década de 1920, as escolas secundárias começaram a fazer bailes de finalistas, prosperando entre os anos de 1930 e 1950, marcando o início do ritual atual.

Em Portugal, o baile de finalistas é organizado por uma comissão de finalistas, é descontraído e inclusivo. Muitas vezes cabe ao Professor de educação física ou de dança ensaiar a entrada e a valsa dos finalistas, proporcionando momentos únicos e de descontração.

Deixo um especial agradecimento ao saudoso Professor José Fernando Gonçalves, que ensaiou a Valsa quando fui/fomos finalistas.

 

Sónia Ribeiro

Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança